A jornada de compra do cliente, também conhecida como buyer’s journey, é um processo passa antes de decidir finalizar uma compra. E no inbound marketing, mapear essas informações é fundamental para a estratégia.
Mas você conhece a jornada do seu cliente? Se não, está na hora de começar a fazer esta análise, pois ignorar esta informação é um erro que pode afetar as suas vendas.
A venda se inicia antes mesmo do cliente pagar pelo produto. Ela tem etapas que podem ser decisivas para que o cliente decida adquirir o seu produto ou serviço.
Muitas empresas, quando divulgam os seus negócios, tendem a não enxergar os leads de maneira única. Apenas criam as mesmas estratégias para um público em geral.
Mas não analisar a particularidade dos leads é um erro, porque cada pessoa que está conhecendo a sua marca tem os próprios problemas e buscam soluções únicas.
Ou seja, quando um potencial cliente inicia o contato com a sua empresa, você deve estar preparado para suprir a demanda dele, mas antes mesmo de já fazer a venda em si. É preciso criar uma relação.
E para isso, três etapas são fundamentais na jornada de seu cliente. Quer saber quais são? Continue a leitura!
Etapas na jornada de compras do cliente
A jornada do cliente pode ser simbolizada por um funil, dividido em 4 partes, que são as etapas que o cliente passa. São elas:
1 – Aprendizado e descoberta
É o processo inicial, quando o potencial cliente buscar uma resposta, mas sem necessariamente procurar um produto. Ele quer resolver um problema.
Então, sua empresa deve fornecer informações que atraiam esse potencial cliente, com conteúdos relevantes para ele, em diversos canais, como sites, blogs ou rede sociais.
E use estratégias que atraiam um público. Lembre-se que esses conteúdos devem ter benefícios que o cliente encontrar a solução do problema, mas sem especificamente citar o seu produto.
2 – Reconhecimento do problema
Aqui, o consumidor passa a se sentir representado, ao saber que existem opções para ajudá-lo na solução de seu problema.
E você já consegue mostrar que a sua marca pode ajudá-lo, com o que ele precisa. Você deve disponibilizar conteúdos voltados para essa identificação. Assim, o consumidor .vai incluir a sua marca nas opções dele
3 – Consideração da solução
Sabendo que a sua marca oferece o que ele precisa, o consumidor deve conhecer a autoridade de sua empresa no segmento. É hora da etapa de consideração da solução.
Agora você deve fornecer conteúdos que tenham a intenção de converter o consumidor em lead, potencial cliente.
Forneça a ele algum material especial ou muito relevante em troca de algum dado de contato, que pode ser e-mail, telefone, endereço etc. O importante é fortalecer o relacionamento.
4 – Decisão de compra
É o fim da jornada, quando o consumidor acessou todas as proposta oferecida pela sua empresa. Mostre o seu diferencial em relação à concorrência, suas habilidades e suas vantagens devem estar muito claros agora.
Ou seja, é somente aqui que ocorre a venda em si. Porque o potencial cliente já está mais seguro em sua decisão. E claro, após a compra, o processo de relacionamento continua, pois é importante para a fidelização deste cliente.
Como acompanho a jornada no meu cliente?
A jornada de compras reforça a importância do relacionamento com os potenciais compradores, mesmo antes de tornarem-se clientes.
Por isso você deve analisar a jornada de compras de seu cliente, por meio de uma estratégia montada. Cada negócio tem o seu próprio tempo e você deve levar isso em conta.
Tenha boas ferramentas à disposição,que auxiliem nesse processo, como bons softwares de CRM. E sempre pesquise e identifique a sua persona, além da a melhor forma de produzir e compartilhar seus conteúdos com ela.
Como você pode ver, a venda de um produto se inicia muito antes do cliente conhecer a sua marca. E o trabalho do marketing não termina quando o produto ou serviço é adquirido.
Assim, comece hoje mesmo a planejar a estratégia de relacionamento, baseada na Jornada de Compra para os seus potenciais clientes. Isso fará uma grande diferença em seus negócios!