Sabe aquele famoso ditado, “a união faz a força”? Com o co-branding ele tem total sentido. Ao contrário do que popularmente conhecemos, em que as marcas vivem em disputas, esta modalidade visa a parceria para a chamar a atenção do consumidor.
A concorrência entre marcas faz a tarefa de chamar a atenção do consumidor ficar mais desafiadora, devido às mensagens que chegam para ele, de diferentes empresas.
E essa competição acirrada oportunizou com que as marcas a encontrarem novas formas de se promover, como o co-branding.
O que é co-branding
Co-branding trata-se da união que duas marcas fazem para juntar forças e impactar a audiência, seja criando um novo produto ou vendendo de forma conjunta.
Se as marcas resolveram criar um novo produto, unem suas expertises e conhecimento para atingir diretamente os seus consumidores e outros públicos-alvo.
Um exemplo é o Bis Oreo, a união dos dois doces populares, que resultou em um novo produto para o portfólio da Mondelez Brasil.
E o segundo caso trata-se das marcas fazerem ações conjuntas para vender os seus produtos, de forma combinada.
Por exemplo, uma estratégia assim ocorreu entre a Starbucks e a T-Mobile que se uniram para oferecer conexão Wi-Fi nas lojas da marca de café. Assim, ambas economizaram e puderam vender seus serviços para um variado público.
E como o co-branding ajuda nos negócios?
Aderir a essa estratégia gera vantagens às empresas que viram parceiras de marketing.
A primeira é que ambas podem alcançar novos mercados de forma mais fácil, estabelecendo um maior relacionamento com clientes.
Também podem descobrir novas oportunidades de negócio, encontrar diferentes fontes de receita e fortalecer as vendas.
Se você pretende aderir esta técnica, lembre-se de sempre pesquisar parceiros que tenham a ver com o seu negócio, e pode contribuir de forma positiva.
Tenha cuidado para não escolher um parceiro com um discurso muito diferente ou que não tenham valores parecidos, pois isso pode atrapalhar as suas vendas.
E após fechar a parceria, é hora de definir em conjunto com a outra marca quais são os principais objetivos da parceria, qual a melhor forma de aplicar o co-branding e, como viabilizar a estratégia e tirá-la do papel. Assim, todos têm resultados positivos.
Portanto, o co-branding é uma boa opção se você deseja aumentar o leque de clientes e expandir a sua marca. Que tal inserir em seu negócio?