Ferramentas ajudam empreendedores a se destacarem no modo online. Veja as diferenças entre elas
Se destacar no mundo online tem se tornado cada vez mais essencial para as empresas. Assim, investir em ferramentas de marketing digital é a grande estratégia para que as empresas sejam destaque.
E entre as principais estão o Google e as redes sociais, que são muito usados pelos usuários da internet.
Assim, para quem está começando a investir na presença digital, diferenciar os conteúdos e investimentos entre o Google e as redes sociais é importante. Porque ajuda a definir estratégias ainda mais assertivas para alcançar um público maior.
Se você tem dúvidas sobre qual delas investir, acompanhe o nosso artigo, que tem informações essenciais sobre essas poderosas plataformas de marketing digital. Veja!
A importância de cada uma
Apesar de ambas serem parte do processo de marketing digital, o Google e as redes sociais apresentam grandes diferenças. E entendê-las ajuda a empresa a conseguir os melhores resultados.
Assim, de modo geral, as redes sociais trabalham com conteúdos para criar um vínculo com os usuários, seguindo os seus gostos e modo de vida. E no Google a grande estratégia é o SEO e campanhas para marcar presença de forma oportuna, de acordo com o interesse do usuário.
Ambas as plataformas também têm diferenças na maneira de apresentar os seus produtos. Enquanto nas redes sociais aparecem na timeline sem necessariamente conhecer ou seguir os consumidores, o Google mostra os produtos apenas quando alguém procurar.
Mesmo que esses momentos sejam diferentes, as duas formas de apresentar as empresas podem se complementar. Veja abaixo mais detalhes sobre elas.
O maior buscador do mundo, o Google é o endereço online onde a maioria das pessoas consulta para tirar dúvidas e buscar informações, de diferentes áreas.
Portanto, a importância de sua empresa ter um site é grande. Porque há maiores chances de aparecer no buscador.
Uma forma prática de explicar isso é que, neste momento, você acompanha um conteúdo sobre marketing digital, no site da Proj3ct, agência especializada no assunto. Muitas pessoas chegaram até aqui por meio de uma busca no Google.
Assim, você deve, em seu site, oferecer conteúdos que sejam importantes para o seu público-alvo. Investir nas estratégias de SEO ajudam a sua página no primeiro lugar no ranking de pesquisas do Google.
Uma dica para você entender mais sobre isso é acessar outros conteúdos sobre SEO aqui mesmo em nosso site!
As empresas podem aproveitar o Google para anunciar das seguintes formas:
- Busca Orgânica
- Google Meu Negócio
Na busca orgânica, a empresa focará nos resultados naturais, sem necessidade de usar uma campanha paga. Por isso, o foco maior é nas estratégias SEO.
Já o Google Meu Negócio é uma plataforma onde o usuário faz o cadastro. As finalidades são gratuitas e inclui ferramentas como postagem de imagens, localização no Google Maps e mais.
Redes Sociais
Por outro lado, as redes sociais são perfeitas para criar uma relação próxima com o seu público. Para isso, deve criar uma página e um perfil sobre o seu negócio nestas plataformas. As principais são o Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.
Mas não pense que apenas ter um número grande de seguidores e curtidas é o suficiente. Aqui você deve priorizar a conversão de um contato para um cliente da empresa.
Por isso, você deve criar conteúdos que estimulem o seguidor a lembrar de sua empresa, e que atendam às suas necessidades.
Além de também serem ótimos canais de diálogo com o seu público, por isso anúncios nos lugares certos são muito eficientes!
E para definir em qual dessas ferramentas investir, você deve inicialmente montar uma estratégia de divulgação. Se a ideia é interagir com os contatos, mesmo sem que sejam clientes, a aposta são as redes sociais.
Mas se você pretende aparecer apenas quando alguém procurar pela sua marca ou palavra-chave que você esteja associado, foque no Google.
Escolha aqueles que se adequam melhor aos seus objetivos. Mas como ambos se completam, a recomendação é investir nos dois.
E se você quiser mais artigos como esse, sobre as ferramentas de marketing digital, continue acompanhando o blog da Proj3ct!