Definir uma buyer persona é fundamental para a sua estratégia de marketing digital. Neste post selecionamos dicas para ajudá-lo nessa missão
Você sabe a importância de definir a buyer persona do seu negócio? Entenda que isso é um passo fundamental para os bons resultados em sua estratégia de marketing de conteúdo.
De modo geral, a persona é uma figura semi fictícia, feita com base em dados reais de pessoas e assim, o resultado representa o cliente ideal de uma empresa.
E é a partir dela que você irá direcionar as suas ações de marketing, buscando satisfazer as necessidades que a persona apresenta.
E mais do que simplesmente saber o conceito de buyer persona, você deve entender como praticá-lo e definir de forma acertada para a sua estratégia.
Naturalmente este passo pode ser uma grande dificuldade para muitas empresas. E se este for o seu caso, neste artigo separamos para você dicas para construir a persona do seu negócio. Acompanhe!
Persona: afinal do que se trata?
Antes de seguir com as dicas, vamos aprofundar o conceito de persona, tão importante para o marketing digital.
Trata-se de perfis semificcionais que representam os seus clientes ideais. Ou seja, aqueles que você quer alcançar com a sua empresa.
Diferente do público-alvo, que reúne dados gerais de um grande número de pessoas, sem seguimentar, uma buyer persona é mais específica.
Pois ela apresenta todo o comportamento de consumo de um potencial cliente, em que você você alcançará por etapas, muito antes da venda em si.
Portanto, entender que linguagem usar, quais mídias investir, em que pautas e conteúdos apostar ou a forma de atuar com links patrocinados e palavras-chave, etc, faz toda a diferença em sua estratégia.
Dicas de como definir uma persona
Depois de entender o conceito, é hora de pôr em prática como você definirá a sua buyer persona.
Para criá-las, você deve considerar alguns pontos, que são muito importantes, como evitar o achismo, ter excesso de dados e não segmentar de fato o seu público.
Você pode fazer pesquisa entre os seus próprios clientes já existentes, por meio de formulários ou enquetes.
Assim, perguntas que são essenciais devem englobar informações profissionais, lazer, objetivos de vida, etc.
Depois, analise os dados reunidos, identifique as respostas mais comuns, quais os problemas e desafios mais citados e que soluções os consumidores mais esperam.
A partir daí você consegue ligar esses pontos e começar a construir a sua buyer persona. Outra dica é que as informações sejam organizadas de maneira que possam ser facilmente entendidos.
É importante que seus formulários tenham dados essenciais, como:
- Nome;
- Idade;
- Cargo;
- Formação;
- Função;
- Área de atuação;
- Objetivos profissionais;
- Desafios;
- Outros dados que façam sentido para seu negócio.
Se possível, trabalhe com no máximo duas personas. Porque os resultados de seus esforços e investimentos serão mais reais.
Além disso você pode usar as redes sociais como uma boa estratégia de definir suas personas. Atualize as redes da empresa e mantenha contato com os seguidores. Mas você também pode pode acessar seus perfis.
Lá você encontrará informações que são capazes de revelar os hábitos de seus clientes e assim, ajudar na sua definição de buyer persona.
Gostou das dicas para definir a buyer persona? Que tal praticá-las na estratégia de sua empresa?