Tão importante quanto conquistar, manter os clientes é o diferencial para as receitas e sucesso de sua empresa. Veja como manter a retenção
Ter clientes é o principal objetivo de qualquer empresa. Assim, estratégias de marketing para captá-los são bastante pensadas. Mas e para manter os já existentes, será que há ações para esta finalidade?
Perder clientes influencia negativamente não apenas para a receita da empresa, como na imagem perante o público. Por isso é importante pensar em maneiras para reter os clientes, com vantagens para eles.
Um bom exemplo é quando uma pessoa liga para uma operadora de internet, pedindo para cancelar o serviço, mas o operador começa a oferecer descontos e novas ofertas atrativas. Esta é uma ação de retenção de clientes.
Essa retenção cria um laço de confiança entre empresa e cliente, visando uma fidelização e influência positiva para o cliente permanecer contratando os serviços.
Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil, especialmente se o cliente já teve uma experiência negativa com a corporação.
Se você tem dúvidas sobre como fazer a retenção de clientes de sua empresa, permaneça neste artigo e veja 5 dicas que vão te ajudar a manter os seus clientes.
5 dicas para fazer a retenção de clientes
1. Conheça e entenda o seu cliente
É uma prioridade que você entenda quais os problemas de seus clientes e como eles querem solucioná-los. E um atendimento personalizado é o segredo para conhecer melhor o cliente.
Saiba com quem você está falando e vendendo os seus produtos ou serviços. Criar uma persona, que traça o perfil ideal de seu cliente, te ajuda a entender os problemas dele, e mostrar interesse em resolvê-lo de fato.
Assim, o cliente sentirá mais confiança em manter a contratação de seus produtos ou serviços.
2 – Trabalhe a fidelização
A fidelização é um dos carros chefes na estratégia de retenção de clientes. Ter um público fiel que acompanha sua empresa, mesmo em momentos bons e ruins, ajuda não apenas a manter sua receita como engajar mais pessoas ao seu negócio.
Mas para isso é importante que seu cliente se prestigiado quando procurar a sua empresa. Pois um público não satisfeito rapidamente irá buscar os serviços da concorrência.
Invista em gatilhos de recompensa com o seu público, demonstrando preocupação e cuidado.
Use a internet a seu favor, estando ativo nas redes sociais e criando promoções, descontos especiais, etc.
3 – Faça pesquisas de satisfação
Pesquise o grau de satisfação que seu cliente tem com a sua empresa. Assim você dará um canal de avaliação que muitos consideram importante.
Nelas você receber feedbacks ricos em informações que podem ser transformados em oportunidades e melhorias, além de ser uma ótima ferramenta na retenção de clientes.
Seja qual for o tipo de pesquisa, não deixe de realizar com seus cliente. Isto vai te ajudar a entender como eles se relacionam com a sua marca e a criar melhores estratégias para retê-los, especialmente durante uma crise.
4 – Atendimento humanizado
Buscando a retenção de clientes, invista no atendimento humanizado, ou seja, uma comunicação mais direta e afetiva com seu público.
Ao ser atendido por uma pessoa, o cliente se sente mais seguro que seu problema será resolvido.
No atendimento, evite perguntas padronizadas e busque por questionamentos mais amplos, e dá liberdade para que o seu cliente exponha suas dúvidas e/ou insatisfações de maneira mais livre.
5 – Transparência é tudo
Ainda no processo de atendimento humanizado, sua empresa deve ser a mais transparente com o cliente, visando o respeito e responsabilidade.
Converse com seu público, explique a situação do serviço e ouça feedbacks. Em momentos de crise, essa é a melhor maneira de contornar a situação e assim, fazer a retenção dos seus clientes.
E não se esqueça, cuide e trate muito bem os seus clientes, pois sem eles o seu negócio não vai para a frente.
Quais estratégias você costuma usar para manter os seus clientes? Deixe o seu comentário!