Ferramentas importantes, os algoritmos fazem o diferencial em sua estratégia nas redes sociais. Saiba como usar eles de forma positiva
Você sabe porque os algoritmos são o diferencial em sua estratégia nas redes sociais? Não importa em qual rede social, se no Instagram, Facebook ou Linkedin, dominar essa ferramenta é fundamental.
Eles servem justamente para ajudar você a ter mais alcance das postagens. Quantas vezes você já não se deparou com aquele post bem elaborado, foto chamativa, texto estruturado, mas que teve poucas curtidas e comentários?
Isso ocorre certamente porque uma parcela menor de seus seguidores está recebendo os seus conteúdos. E os algoritmos fazem a sua postagem ter destaque.
Os algoritmos são uma espécie de dados e cálculos que atuam neste alcance. Assim, saber usá-los a seu favor beneficia a sua estratégia nas redes sociais.
Se você está perdido em como funcionam os algoritmos, leia mais neste post sobre essa ferramenta.
Algoritmos: como eles funcionam?
Produzir conteúdo que “viraliza” é o desejo de toda empresa que atua nas redes sociais. E os algoritmos vão ranquear o seu conteúdo para um melhor posicionamento em mecanismos de pesquisas.
O recurso é semelhante ao que ocorre no Google, cujo um robô age de maneira automática e verifica quais são os resultados de páginas que melhor correspondem à busca. Depois, ele os lista de acordo com sua relevância.
E para um melhor posicionamento, os blogs e sites usam estratégias SEO, para que o texto alcance as primeiras páginas.
Assim é a lógica nas redes sociais. Cada vez que um usuário abre um feed, ele recebe o conteúdo de postagens que o algoritmo considerou mais relevante.
E para chegar a este resultado de ranking, o algoritmo verifica o engajamento como principal fator. Em outras palavras, são mostradas em primeiro lugar as postagens das contas que ele interage mais.
E cada rede social tem o seu fator de relevância. São eles:
Na verdade, é possível dizer que o Instagram favorece três fatores: a temporalidade, engajamento e relacionamento. Ou seja, ele verifica o tempo da postagem, quantidade de curtidas e comentários de um post, principalmente em seus momentos iniciais. Assim, ele é priorizado.
Já a maior rede social, o Facebook, tem um mistério sobre seus algoritmos, pois não se sabe ao certo como funciona o algoritmo. Mas pode se dizer que ele prioriza o relacionamento com seguidores, formato das postagens, imediatismo e autenticidade.
As imagens e vídeos são muito valorizados na rede social, pois o visual chama mais a atenção e tem mais chances de ser engajado.
A rede social profissional é perfeita para network, onde as marcas conversam com outras marcas e outros profissionais. E também há um algoritmo que classifica os posts mais relevantes.
Assim, são priorizados fatores como qualidade do conteúdo, autenticidade, revisão manual, entre outros.
E como usar a meu favor?
Se você quer usar o algoritmo das redes sociais a seu favor, deve investir em criar conteúdos de qualidade, relevantes, atrativos visualmente e que gerem interação com o seu público, independente de qual plataforma usa.
O Instagram valoriza as hashtags, os stories, onde você pode explorar as interações com seguidores. Já o Facebook valoriza mais os vídeos e o Linkedin os artigos.
É importante também observar e testar qual o melhor horário para as postagens de conteúdo. Conhecer quando o seu público está online vai garantir o engajamento.
Postagens com edições não são valorizadas, portanto revise bem antes de postar.
E o mais importante é ser ativo; Poste mas também interaja, responda comentário, curta os seguidores, mostre seus bastidores, explore os stories e veja como o algoritmo vai trabalhar a favor da sua estratégia. Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!