A ideia de que para uma empresa crescer nas redes sociais era preciso buscar um grande influenciador digital está ficando cada vez mais no passado. Os micro influenciadores ganham a preferência quando o assunto é engajamento com os seguidores.
Tratam-se de influenciadores digitais que têm de 10 mil a 100 mil seguidores em seus canais ou redes sociais. Mas apesar do número menor, os resultados de engajar com o público são superiores do que comparado aos grandes digitais influencers.
E com isso, a audiência do influenciador com menos seguidores tende a ser mais fiel, o que ótimo para a promoção de marcas.
Assim, as campanhas de marketing podem ser mais fechadas para um público, com mais chances de conversão.
E quais as vantagens de um influenciador com menos seguidores?
O influenciador digital geralmente é especializado em determinado assunto que atrai um público com interesse semelhante. E com essa menor audiência, a chance de ter mais pessoas com o mesmo objetivo são maiores.
Ou seja, comparando com os influenciadores que têm milhões de seguidores, a audiência dos micro influenciadores está de fato interessada no conteúdo apresentado por eles.
Outra vantagem é que você evita se associar a pessoas que compram seguidores nas redes sociais, pois essa é uma falsa relevância na rede social, que é feita apenas para lucros.
Por meio de empresas que usam bots (robôs) automáticos para criar contas falsas e simular interações, os influenciadores burlam o sistema que monetiza as redes sociais.
E para a sua marca, gera uma impressão negativa se estiver associada com influenciadores que usam este meio apenas para ganhar dinheiro. Não há de fato uma interação com os seguidores e consequentemente, não há marketing de conteúdo.
O engajamento com outros usuários de redes sociais e a quantidade de seguidores são as principais métricas de avaliação dos influencers e a compra de seguidores vai contra essa estratégia.
Como encontrar micro influenciadores
Se você quer promover sua pequena empresa, mas tem um orçamento pequeno e deseja parceria com micro influenciadores, pode recorrer a algumas maneiras práticas para encontrá-los.
Entre os seus seguidores nas redes sociais, por exemplo, é provável que você encontre micro-influenciadores que já estão interessados em sua empresa ou marca.
Assim, caso os influenciadores que já são fãs do seu negócio, no entanto, você não precisará investir tempo para vender o seu negócio, pois já há um interesse.
Você pode também pesquisar hashtags para encontrar usuários influentes. Mas é importante lembrar que diferente dos fãs, eles podem não estar interessados ainda em seu negócio, ou nem conhecê-lo. Neste caso, pesquise usuários influentes e faça a sua oferta.
Ou seja, fazer campanhas com micro-influenciadores virou uma tendência para muitas empresas, que você também pode adotar para garantir uma estratégia mais assertiva ao seu negócio.