Nos dias atuais, o aplicativo de mensagem instantânea de maior popularidade no mundo é o WhatsApp. Porém, o seu uso também é crescente nas empresas e nas relações comerciais, para ajudar as empresas foi lançado o WhatsApp Business, o mas o que é o WhatsApp Business e como ele deve ser usado?
São mais de 1 bilhão de usuários em todo o planeta que utilizam o aplicativo para conversar com amigos e com a família. A versão business do WhatsApp foi lançada na versão teste em 2018 para ajudar empresas, empreendedores e investidores de diferentes setores.
O novo aplicativo visa facilitar o contato com os clientes permitindo automatizar e responder as mensagens com mais agilidade e segurança.
Como surgiu o WhatsApp Business?
Nos últimos anos, muitas empresas, principalmente, as empresas de micro e pequeno porte já utilizava o WhatsApp de forma rudimentar para atender clientes de maneira rápida, mas, apesar do esforço individual de cada empreendedor o uso do WhatsApp comum gerava insegurança por parte dos clientes.
Observando esse novo comportamento ao redor do aplicativo por parte do empreendedor em ter um perfil empresarial para conversar com seus clientes, decidiram desenvolver uma nova versão do WhatsApp para empresas.
A nova versão do WhatsApp business também permitirá incluir nas conversas os anúncios pagos pela empresa no Facebook, permitindo ao cliente clicar no anúncio no Facebook e logo em seguida iniciar a conversa com a empresa. O lançamento do WhatsApp Business abre uma nova oportunidade de estratégia digital para empresas de diferentes portes.
Cuidados ao usar o WhatsApp Business
Quando usamos o WhatsApp convencional é comum trocarmos imagens, vídeos, GIFs, memes, falar besteiras e trocar informações pessoais, porém, esse comportamento é inaceitável no WhatsApp Business. Ao utilizar o novo aplicativo para prospectar e manter contatos com clientes, é imprescindível ter uma postura profissional e equilibrada.
As empresas podem disponibilizar o número de telefone do WhatsApp Business como SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), e manter o compromisso de responder os clientes de maneira confidencial, ágil e eficaz.
WhatsApp Business e o consumidor
O consumidor de seus produtos merecem total atenção e respeito de sua empresa. O uso do aplicativo agiliza a comunicação entre a sua empresa e o seu consumidor.
Aproveite o WhatsApp Business para responder dúvidas, apresentar soluções, oferecer produtos e serviços. Além do conteúdo textual, utilize imagens, anúncios, vídeos leves e gravações musicais. Essas ações podem ajudar a encantar a comunicação com o seu cliente.
Contato comercial
Depois de instalar o WhatsApp Business, crie um perfil comercial, insira em sua conta as informações úteis para seus clientes como endereço físico, descrição da empresa, e-mail para contato e site oficial. O WhatsApp Business também permite você criar um conjunto de respostas automatizadas para responder e manter seu cliente informado de forma automática.
Encantamento na venda e pós-venda
No processo de venda, a sua empresa pode utilizar o WhatsApp Business para enviar boleto, informações sobre produtos e serviços, promoções e outras ações que facilitam o ciclo de venda de seus produtos.
Depois da venda realizada, é importante que a sua marca mantenha o seu cliente encantado, enviando novidades, dicas, e-books e outras orientações que fidelizam o seu cliente.
Mantenha as outras estratégias de marketing digital
Não deixe de atualizar o Facebook, o Instagram e o e-mail marketing de sua empresa por causa do WhatsApp Business.
O aplicativo de mensagens é um poderoso complemento que deve ser planejado e executado em suas estratégias de marketing digital de conteúdo e relacionamento com o consumidor.
Utilizar o aplicativo de mensagens pode ser uma extensão de suas ações de comunicação.
Como usar o WhatsApp Business?
Segundo dados da Morning Consult, mais de 80% das pequenas empresas no Brasil e na Índia utilizam o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes.
Agora, com a adição do WhatsApp Business a tendência é de expansão do uso do aplicativo nas relações comerciais. Leia a seguir como explorar melhor o aplicativo nos negócios:
Tipo de conta – Faça uma conta corporativa e profissional, insira o mesmo número de telefone utilizado pela empresa.
Perfil empresarial – Insira informações da empresa como área de atuação, principais produtos, e-mail para contato, endereço físico e horário de atendimento.
Ferramentas de mensagens – O WhatsApp Business oferece ferramentas inteligentes para cumprimentar o seu cliente a partir da primeira mensagem recebida, mensagens rápidas, perguntas e respostas frequentes, mensagem de ausência e assinaturas informando outros canais de comunicação.
Estatísticas de mensagens – Nessa área é possível consultar as métricas do perfil corporativo existente no aplicativo como, por exemplo, a quantidade de mensagens enviadas e lidas.
WhatsApp Web – Permite logar o painel e a tela do WhatsApp Business no navegador do computador de mesa ou laptop, permitindo visualizar os dados e as mensagens numa tela maior.
O que fazer depois de instalar o WhatsApp Business?
Compreendendo os benefícios do novo aplicativo, é importante aprimorar a comunicação digital de sua empresa, informando no site oficial de sua empresa e nas redes sociais o número do WhatsApp de atendimento de sua marca.
É importante seguir as seguintes orientações:
- Anuncie no site e nas redes sociais que a sua empresa está atendendo também pelo WhatsApp, inclua essa informações nos anúncios e vídeos da empresa também;
- Desenvolva promoções apenas para clientes cadastrados no WhatsApp Business;
- Mantenha seu cliente informado, envie sempre as novidades pelo WhatsApp Business, isso cria interação com o seu cliente;
- Informe o número de telefone e o perfil do WhatsApp Business de sua empresa nas newsletters enviadas através do e-mail marketing para seus clientes.
Não perca tempo, use o WhatsApp Business
O aplicativo está sendo disponibilizado em todo o mundo nas plataformas Android e iOS. Aproveite essa oportunidade de baixo custo para a sua empresa prospectar novos clientes e mantê-los informados.
Mantenha sempre uma linguagem e uma comunicação sempre respeitável e profissional com os seus clientes no WhatsApp Business e tenha bastante sucesso em suas vendas.
Thanks for the great manual
Olá, passando pra parabenizar pelo seu trabalho, está incrível e em segundo pra te convidar a dar uma passadinha no meu artigo sobre este assunto.. Acredito que vá gostar muito de verdade! Parabéns mais uma vez!! Te aguardo lá. 😉
Pesquisando sobre o assunto encontrei esse post, interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.