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Marketing Médico: Como Garantir Consultas Todos os Dias!

Por falta de informação, muitos donos de clínicas e consultórios médicos veem o marketing apenas como uma forma de fazer publicidade sobre o seu negócio. No entanto, existe o marketing médico e ele muitas vezes pode ser encarado como uma forma antiética de fazer marketing.

Porém, essa é uma visão ultrapassada e o marketing médico atualmente é muito bem vindo no mundo digital, pois além de ajudar os pacientes com informações relevantes, ajuda também na expansão e divulgação da clínica e suas especialidades.

Uma clínica que não considera o marketing médico como uma de suas prioridades com certeza está perdendo a grande oportunidade de aumentar bastante o seu número de atendimentos e conquistar novos pacientes com uma espécie de fidelização dos mesmos.

O que é marketing médico?

O marketing médico é uma espécie de marketing que tem como o principal objetivo divulgar um médico, alguma clínica ou até mesmo um consultório. Além disso, esse tipo de marketing é capaz de mostrar o valor (não monetário, mas sim por meio de benefícios e soluções de problemas) do serviço do profissional aos seus pacientes.

Com esse marketing é possível destacar quais são os seus diferenciais dentre os seus concorrentes e assim facilitar a decisão do paciente entre você e outro médico, por exemplo.

Quais são os limites no marketing médico?

Muitos ainda possuem uma mentalidade antiga e acreditam que o marketing para profissionais da área de saúde seja proibido. No entanto, isso não é verdade, só há algumas limitações e que devem ser respeitadas ao realizar esse tipo de marketing digital.

As limitações do marketing médico estão disponíveis no Código de Ética Médica do CFM. Por este motivo, é extremamente importante que antes do desenvolvimento das estratégias desse tipo de marketing, sejam feitas análises nesse código de ética para ver o que pode ser feito ou não.

O sensacionalismo, autopromoção e uso de imagens de antes e depois (após algum procedimento) são proibidos no marketing para médicos.

A importância do marketing médico

Como sabemos, existem diversas boas práticas que podem ser fatores decisivos para que uma clínica seja indicada para outra pessoa e também para se manter cheia todos os dias.

Profissionais competentes e que proporcionam excelentes atendimentos são os que mais fazem um consultório ficar cheio. Além disso, o investimento em uma boa estrutura física e recepção ajudam também a conquistar os clientes.

No entanto, todos os esforços citados acima podem ser insuficientes se a clínica não consegue atrair pacientes e aumentar assim o número de consultas. É justamente nessa hora que entra o marketing médico. Quando feito do modo correto, ele é essencial para atrair pacientes para uma clínica e fazer com que todos os dias hajam pacientes na agenda.

Como garantir consultas todos os dias

– Avalie a sua concorrência

Não basta conhecermos o nosso negócio, é necessário também conhecermos a concorrência, pois isso nos ajuda a entender como ela atua no mercado e assim nos posicionarmos ao seu lado ou na sua frente, mas nunca atrás.

Por isso, avalie as clínicas concorrentes da sua região e verifique o que elas estão fazendo em termos de valores, promoções, quais estratégias utilizam e principalmente se estão tendo bons resultados.

Além disso, ao conhecer a concorrência você consegue demonstrar de modo mais claro quais são os diferenciais entre vocês e caso não tenham ou não sejam relevantes, busque adotar características que possam te destacar de forma positiva.

– Conheça o seu público

Em qualquer estratégia que você queira montar, é necessário que você conheça o seu público alvo, afinal ele é a chave de tudo.

Quando você sabe quem são as pessoas que você deseja atingir, quais são seus hábitos, o que gostam de fazer e outras informações, fica muito mais fácil se comunicar com a mesma linguagem que o seu público, aumenta assim as chances de conseguir obter sucesso em qualquer campanha, seja ela virtual ou não.

Além disso, quando você conhece o seu público e as suas necessidades, você consegue fazer melhores direcionamentos e tornar as campanhas ainda mais baratas (principalmente as virtuais) e com um bom retorno financeiro.

Para te ajudar com essa definição de público alvo, uma maneira bem simples e eficaz é a criação de uma persona para a sua clínica, ou seja, é necessário criar um perfil de paciente ideal para a sua clínica médica.

– Monte uma estratégia de marketing

Após definir o seu público alvo e cliente ideal, é necessário criar estratégias de marketing que te ajudem a atrair e reter pacientes.

Verifique a onde o seu público está e quais meios de marketing você pode usar para alcançá-los. Você pode usar o marketing tradicional juntamente com o inbound marketing, que é um marketing mais assertivo e que tem o seu custo muito menor.

Um exemplo da união dos dois marketings para a sua clínica poderia ser a panfletagem (marketing tradicional) juntamente com o uso das redes sociais (marketing digital).

– Tenha profissionais qualificados

Não irá adiantar nada você ter as atitudes e planejamentos corretos se os profissionais não se encontram qualificados para trabalhar com o marketing.

Caso na clínica não tenha o setor de marketing, não há problema. Você pode simplesmente terceirizar esse setor contratando uma empresa responsável para cuidar do marketing da sua clínica.

A atitude de terceirizar pode até ser a opção ideal para você, pois além de ter os custos reduzidos por não precisar adotar um setor exclusivamente para isso, você vai contar com profissionais que realmente sejam qualificados e que cuide de toda a parte de marketing da sua clínica ou consultório.

– Acompanhe os resultados

Após montar toda estratégia para atrair mais pacientes é necessário verificar se está realmente funcionando ou não. Analise os números e veja o que pode ser melhorado na sua estratégia. O acompanhamento é essencial para garantir que a agenda da clínica esteja sempre cheia e nunca ociosa.

Conclusão

O marketing médico é realmente essencial para clínicas e consultórios médicos que desejam aumentar o seu número de pacientes, garantindo assim consultas todos os dias. Um clínica ociosa, que um dia tem pacientes e outros dias não, além de estar pecando no seu processo de gerenciamento de consultas, está pecando mais ainda no marketing.

 

Tudo isso porque é por meio do marketing digital que é possível conseguir chegar a diversas pessoas em um espaço de tempo bem curto. Por conta disso, o marketing digital é muito importante para aumentar o lucro de qualquer empresa, inclusive na área de saúde.

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